Son-Rise Program
Já há algum tempo que andava a "namorar" o programa SON-RISE.
A verdade é que é um programa desenhado para quem tem autismo. De qualquer das maneiras, de todas as leituras que tenho vindo a fazer, apercebo-me que existe um conjunto de objectivos do programa que se adapta a todas as crianças com patologias neurológicas (e até a qualquer criança sem patologia).
Mais, o programa ensina um conjunto de coisas que está em falta nas terapias "normais". Quem tem filhos como Francisco preocupa-se em dar fisioterapia (para não criar deformidades ou atingir os objectivos normais de sentar, gatinhar, andar, etc.), em promover as questões orais, em estimular a parte visual, táctil e auditiva, etc..
Mas, e as actividades normais do dia-a-dia? Quem nos ensina como fazer a uma criança com patologia neurológica?
Como ajudar a ter maior contacto ocular, para melhor inter-agir com os outros? Como construir um ambiente de estimulação eficaz (um ambiente que seja confortável, seguro e livre de hiper-estimulação)? Como ser eficaz a ensinar as tarefas do dia-a-dia? Por exemplo, como fazer da tarefa de lavar os dentes uma forma de aprendizagem? Como fazer quando uma criança chora para pedir algo (mesmo que seja porque não sabe comunicar de outra forma)?
E, mais importante, como fazer tudo isto de uma forma divertida?
Quando contactei a ASSOCIAÇÃO VENCER AUTISMO para perceber até que ponto este programa seria indicado ou não para o Francisco, falámos daquilo que para mim é neste momento a grande preocupação: a COMUNICAÇÃO.
Dado que o Francisco não tem comunicação verbal, apenas sons, alguns com significado, da Associação indicaram-me que visse os 5 filmes disponíveis na página da Associação no Facebook, com o nome "Técnicas que promovem o desenvolvimento da comunicação verbal".
Aconselho muuuuuiiiiiito a verem esta série. Aprendi mais com estes filmes do que em 4 anos de terapia da fala...
E é tão simples: passamos a vida a falar com os nossos filhos e a mostrar imagens e objectos e dizer o nome de cada coisa e não lhes damos a oportunidade de falar! Sempre que emitem qualquer som ou palavra, devemos sempre parar para ESCUTAR, CELEBRAR o que é dito e RESPONDER sempre com uma acção ou objecto, e associar sempre a acção àquele som.
Na página da ASSOCIAÇÃO VENCER AUTISMO para além da informações sobre o curso, tem várias técnicas que se pode pôr em prática desde já:
http://www.vencerautismo.org/tecnicas-son-rise/
Na página do da Associação do Facebook, podem ver os filmes que falo acima:
http://www.facebook.com/video/video.php?v=166265763414145#!/associacaovencerautismo?sk=videos
Bom, vou dormir inspirada...
Boa noite.
Sara
A verdade é que é um programa desenhado para quem tem autismo. De qualquer das maneiras, de todas as leituras que tenho vindo a fazer, apercebo-me que existe um conjunto de objectivos do programa que se adapta a todas as crianças com patologias neurológicas (e até a qualquer criança sem patologia).
Mais, o programa ensina um conjunto de coisas que está em falta nas terapias "normais". Quem tem filhos como Francisco preocupa-se em dar fisioterapia (para não criar deformidades ou atingir os objectivos normais de sentar, gatinhar, andar, etc.), em promover as questões orais, em estimular a parte visual, táctil e auditiva, etc..
Mas, e as actividades normais do dia-a-dia? Quem nos ensina como fazer a uma criança com patologia neurológica?
Como ajudar a ter maior contacto ocular, para melhor inter-agir com os outros? Como construir um ambiente de estimulação eficaz (um ambiente que seja confortável, seguro e livre de hiper-estimulação)? Como ser eficaz a ensinar as tarefas do dia-a-dia? Por exemplo, como fazer da tarefa de lavar os dentes uma forma de aprendizagem? Como fazer quando uma criança chora para pedir algo (mesmo que seja porque não sabe comunicar de outra forma)?
E, mais importante, como fazer tudo isto de uma forma divertida?
Quando contactei a ASSOCIAÇÃO VENCER AUTISMO para perceber até que ponto este programa seria indicado ou não para o Francisco, falámos daquilo que para mim é neste momento a grande preocupação: a COMUNICAÇÃO.
Dado que o Francisco não tem comunicação verbal, apenas sons, alguns com significado, da Associação indicaram-me que visse os 5 filmes disponíveis na página da Associação no Facebook, com o nome "Técnicas que promovem o desenvolvimento da comunicação verbal".
Aconselho muuuuuiiiiiito a verem esta série. Aprendi mais com estes filmes do que em 4 anos de terapia da fala...
E é tão simples: passamos a vida a falar com os nossos filhos e a mostrar imagens e objectos e dizer o nome de cada coisa e não lhes damos a oportunidade de falar! Sempre que emitem qualquer som ou palavra, devemos sempre parar para ESCUTAR, CELEBRAR o que é dito e RESPONDER sempre com uma acção ou objecto, e associar sempre a acção àquele som.
Na página da ASSOCIAÇÃO VENCER AUTISMO para além da informações sobre o curso, tem várias técnicas que se pode pôr em prática desde já:
http://www.vencerautismo.org/tecnicas-son-rise/
Na página do da Associação do Facebook, podem ver os filmes que falo acima:
http://www.facebook.com/video/video.php?v=166265763414145#!/associacaovencerautismo?sk=videos
Bom, vou dormir inspirada...
Boa noite.
Sara
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