PROJECTO ESCOLA AMIGA da EPI


Este projecto tem com principal objectivo a criação de uma rede de escolas do ensino pré-escolar, básico e secundário que disponham de condições privilegiadas para receber crianças com epilepsia. O projecto destina-se a casos de epilepsia que, devido à gravidade da doença, aos efeitos da medicação e/ou à associação com outras patologias, impliquem apoio especial ao nível físico, psicológico ou da aprendizagem. As Escolas Amigas da EPI (EAE) são escolas que demonstrem interesse em adquirir estas condições e serão seleccionadas a partir de informações fornecidas por associados da EPI e da LPCE ou por entidades responsáveis pelo ensino regular e especial. Objectivos Gerais:• Promover o conhecimento sobre a epilepsia e a forma adequada de actuar perante as crises epilépticas;• Reduzir o impacto psicossocial da doença e potenciar a integração das crianças com epilepsia;• Melhorar a comunicação e confiança mútuas entre os pais/familiares e os profissionais de educação de crianças com epilepsia; Um Professor bem informado pode prevenir o impacto social negativo da epilepsia na infância e ajudar as crianças a aproveitarem todo o seu potencial académico.
Quem tem visto os meus posts no Facebook sabe que ando aflita com a epilesia do Francisco, a qual resolveu mostrar que existia, já que durante 3 anos e meio não tinha tido manifestações.
Nessa sequência entrei em contacto com a EPI - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FAMILIARES, AMIGOS E PESSOAS COM EPILEPSIA.
Depois de uma longa conversa sobre vários temas que me preocupam, foi-me apresentado um projecto que achei fantástico, que é o PROJECTO ESCOLA AMIGA, em que o objectivo é sensibilizar todos os que na escola têm contacto com os nossos filhos com epilepsia, e sobretudo ensiná-los a agir.
Se quando o Francisco começava o dia com uma crise eu o deixava literalmente debaixo da minha vista durante todo o dia (não ia à escola), com esta formação gratuita da EPI espero ficar muito mais tranquila. Assim, na escola vai ser mais fácil detectar uma crise, saber como agir e assim o meu princepe fica em boas mãos!
Este PROJECTO ESCOLA AMIGA é gratuito e muito útil. Quem estiver interessado, aqui vai o site. Basta entrar em contacto com a EPI e estabelecer o contacto com a escola.
http://www.epilepsia.pt/epi/epi--escola-amiga
PS: muito interessante é o Livro de Registo de Crises, a ser utilizado pela escola. Está em http://www.epilepsia.pt/Imgs/pages/page_54/registo-de-crises.pdf
(acho que vou imprimir e usar também no registo das crises em casa...).


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casenlax Pediátrico para o intestino preso

KINESIO TAPING ou BANDAS NEUROMUSCULARES

Como triturar cereais, sementes e frutos secos - Mega importantes