Método de Doman






"Onde há vida há esperanças. Não existe tal coisa como esperança falsa, é uma contradição em termos, mas existe o falso desespero. Acreditamos que cada criança com comprometimento intelectual, motor e sensorial merece a chance de melhorar. Alem disto, propomos que todas as crianças nascidas têm o direito de atingirem excelência física, intelectual e social. Reconhecemos que os pais são os professores mais importantes para suas crianças. Portanto,
queremos que os pais aprendam o que fazer pelo seu filho com comprometimento, desempenhando eles mesmos o papel de técnicos, não deixando que o tratamento seja a técnica pela técnica ou uma relação de profissional e paciente, mas uma relação de pais com especialização técnica no que se refere as necessidades de seu filho. Saindo da condição de pais
impotentes, onde o poder do conhecimento técnico está somente nas mãos de profissionais e passando à condição de pais ativos, com o poder de ajudar efetivamente seu filho, durante o tempo que for necessário com a dedicação e o amor que só os pais são capazes de fazer."
Esta é a proposta dos Institutos Veras aos nossos filhos com lesão cerebral.
Os Institutos Veras utilizam o conhecido Método de Doman na reabilitação de crianças com danos cerebrais, desenhando um programa adequado a cada criança e ensinando os pais a desenvolver esse programa diariamente, que não são mais que estimulos sensoriais, e assim promover o desenvolvimento do cérebro da criança lesada.
Por alguns meses, fizemos o programa Doman através de Madrid, sendo que o grande passo que queriamos dar era fazer através de Filadélfia, no The Institutes For The Achievement of Human Potential.
O melhor que conseguimos foi retomar o programa através dos Institutos Veras, que se deslocam a Portugal cada 6 meses para avaliação e desenho do programa para o semestre seguinte.
Os nossos exercicios, para este semestre são, resumidamente, a estimulação auditiva, visual (que é progressiva durante os 6 meses, pelo que estamos a começar pelo básico), a rampa ou plano inclinado, a máscara reflexa (trata-se de um método directo para aumentar as concentrações de dióxido de carbono no sangue e de seguida no cérebro), estimulos tácteis, a padronização e o plano de leitura (este adaptado por mim). Para além disso existem ainda algumas dicas a nivel nutricional e vitaminicas.
Aqui fica uma amostra do que estamos a fazer e a nossa folha de cruzinhas para irmos marcando o que está feito... Só posso dizer que ao fim do dia estamos cansados!! Mas realizados! E já começamos a ver alguns movimentos novos...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casenlax Pediátrico para o intestino preso

KINESIO TAPING ou BANDAS NEUROMUSCULARES

Como triturar cereais, sementes e frutos secos - Mega importantes