Dr. Nazarov e técnica de Miotenofasciotomia


No início do ano, o Quico foi indicado para operação urgente à luxação da anca, de um dos lados. Trata-se de uma operação complicada, com 2 meses de imobilização, gesso dos pés até à cintura, colocação de uma placa. Morfina no hospital e gritos em casa. O cenário é péssimo.
Sabemos que grande parte das crianças, com a distonia e a espasticidade, acabam por encurtar os músculos do corpo, e depois acabam por ter as luxações na anca, e isso leva a várias operações até ao final do crescimento, já que o músculo não consegue acompanhar o crescimento do osso, e este acaba por sair.

Assim, não muito conformados com a situação, e numa tentativa de retardar a operação ao máximo, na semana passada, fomos a Madrid consultar o Dr. Nazarov, que faz uma cirurgia que se chama Miotenofasciotomia, originária do Dr. Ulzibat, que no fundo vai tratar dos encurtamentos dos músculos.

Só que nós fomos lá à procura de uma solução urgente para a luxação da anca, e o Dr. Nazarov propôs intervir em 28 músculos. O que me deixa muito satisfeita pois vai mexer em todos os músculos encurtados, em todo o corpo. E isso, vai ajudar na escoliose, na luxação da anca, na zona escapular, mobilidade dos braços, abdução do polegar, pescoço, pernas, pés, fala/mastigação e olhos.

Trata-se de um procedimento minimamente invasivo (de 30 minutos em todos os 28 músculos, sedação de máscara, 1 dia de internamento), que consiste em operações percutâneas, com uma espécie de agulha, cortando apenas as fibras mais curtas que limitam o movimento. 

Claro que a intervenção é cara (e não gratuita como seria a operação à luxação em Portugal), e implica a deslocação a Barcelona, Espanha.
Mas acho que tratar todos os músculos encurtados e não ter 2 meses de dores e imobilização, vão compensar. 
Agora, admito quem ache que esta não é uma boa técnica, que não vale a pena, etc.

Aqui fica o site da clínica e a explicação exaustiva da intervenção: Cinamed - Dr. Nazarov.

Sara 

 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Casenlax Pediátrico para o intestino preso

KINESIO TAPING ou BANDAS NEUROMUSCULARES

Como triturar cereais, sementes e frutos secos - Mega importantes