Direito a votar mas só para os "normais"


Hoje foi dia de exercer o direito de voto, constitucionalmente consagrado!
De facto, não é só um direito mas é também um dever. Devemos eleger quem nos representa, para que dê voz ao que precisamos, ao que queremos, para que nos defenda. Mas isso pressupõe que nos identifiquemos com quem nos representa. 

Só que neste momento não há efectivamente quem me represente em quase nada.

Eu já ia com pouca vontade em votar mas quando vejo uma senhora idosa de alguns 80 kgs a ser carregada em cadeira de rodas por 5 bombeiros, para poder exercer o seu direito de voto!?!?!?!? E os pais que foram votar à vez porque os seus filhos estavam em carrinho de bebé?!?!?!!? E os idosos que paravam a meio da escada para descansar?!?!!?
Vivo numa freguesia em que a média de idades é bastante avançada. Toda a freguesia de Belém, 5 mesas de voto, estavam num 1º andar da escola (grande diga-se) sem elevador. Alguém podia ter-se lembrado disso, não? Só lhes pagamos pequenas fortunas... mas deve ser para pensarem em coisas muito mais elaboradas...

Mas o que é isto? Se as pessoas com mobilidade reduzida nem podem votar, como é que ainda posso esperar do Estado que me dê dinheiro para as ajudas técnicas do meu filho,  terapias, tratamentos, medicação, médicos? Como posso esperar que tenha direito ao ensino, com meios adaptados? Como posso esperar que um dia o Estado se lembre de nós????
GRRRRRRRRRRRRRR Odeio este país que se esquece de parte das pessoas que tiveram o azar de ser diferentes das outras! E por isso, "toma lá seu deficiente que ainda levas com piores condições! Por ti, NADA!".
Há quem diga "reclamar para quê?". Para quê? Para quando eu for mais velha conseguir ir votar! Para um dia eu poder levar o meu filho (numa cadeira de rodas ou num andarilho) a exercer o seu direito de voto! Para que um dia qualquer pessoa que leia esta mensagem, quando for velhinho e tiver dificuldades de mobilidade, possa ter direito a exercer o seu direito mais elementar numa democracia.

Desculpem o desabafo mas o confronto com esta desiguladade e falta de respeito por quem nos representa tira-me do sério!

Sara

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casenlax Pediátrico para o intestino preso

KINESIO TAPING ou BANDAS NEUROMUSCULARES

Como triturar cereais, sementes e frutos secos - Mega importantes