Terapia da Fala

Mães,
Em que altura começaram os vossos filhos a trabalhar, na terapia da fala, a linguagem e a comunicação? Estou numa fase em que ainda se limita à alimentação, sabendo que este é o 1º passo. Mas quando se avança?
Obg e bjs
SA

Comentários

  1. Olá Sara,
    O Guga para já ainda só teve orientações no que diz respeito à terapia da fala. E essas orientações baseiam-se, fundamentalmente, em técnicas de posicionamento para facilitar a alimentação, dado que no inicio fazia muita hiper-extensão.
    Actualmente esse problema está resolvido e as orientações focam-se na possibilidade de promos o Guga a tentar comunicar de forma alternativa. Normalmente nenhum bebé de dez meses usa somente a oralidade para comunicar, mas os terapeutas entendem que o Guga necessita imenso de comunicar, é uma criança muito inteligente e adora interagir connosco e com todas as pessoas que o rodeiam.
    Por isso estamos a pensar introduzir no ipad algumas palavras (numa fase inicial) e posteriormente, frases do género: "Mãe, vem cá", "Quero papa", etc. E sempre que acciona a frase a acção acontece.
    Perguntam-me se não acho demasiado cedo. Não sei!!! Vamos ver o que dá!
    Se ele se sentir realizado é fantástico!!!
    Porque adora jogos de identificação, como por exemplo perguntamos onde está a mãe numa foto e ele coloca a mão em cima da minha cara. Esse tipo de jogos faz as delicias do Guga.
    Portanto vamos aproveitar a sua compreensão, o seu potencial cognitivo, para começarmos já a estimular a comunicação alternativa, visto que o futuro nesta área é uma incógnita.
    Espero ter-te ajudado!!
    Beijinhos para o teu piolho e para ti também
    Ana Figueiredo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Casenlax Pediátrico para o intestino preso

KINESIO TAPING ou BANDAS NEUROMUSCULARES

Como triturar cereais, sementes e frutos secos - Mega importantes