O Q. nasceu em Lisboa em 30 de Abril de 2008 e é um menino muito especial.

E é por ser especial que desde o primeiro dia que trabalha muito, que procuramos soluções, alternativas, pesquisamos, falamos e temos muita ESPERANÇA que um dia faça tudo o que os outros meninos fazem.

Por ser assim, te amamos e POR TI, Q. tudo fazemos.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Workshop "Cozinha Saudável para crianças e jovens com PARALISIA CEREBRAL e DOENÇAS NEUROLÓGICAS"



Vou realizar um Workshop Cozinha Saudável para crianças e jovens com PARALISIA CEREBRAL e DOENÇAS NEUROLÓGICAS, como health coach e mãe de uma criança com paralisia cerebral, dia 4 de Julho, em Lisboa, na Clínica Love4Kids.
Trata-se de um workshop específico para as nossas crianças, único em Portugal, e pretende optimizar o potencial nos nossos filhos através da alimentação saudável.

Programa:
- Princípios da alimentação saudável e optimizadora para a paralisia cerebral e doenças neurológicas
- como escolher e onde comprar
- super-alimentos
- probióticos
- glúten e lactose
- leites vegetais
- sumos e batidos
- pequenos-almoços e lanches
- Como preparar: sumo verde vitaminado, leite vegetal vitaminado, smoothie de vegetais e fruta enriquecidos, smoothie de taça, papas de micro-ondas, Overnight Oats, musse de chocolate saudável e vitaminada, probióticos, proteína, outros.

Todas as informações estão no folheto.

Inscrições para o e-mail: s.de.salada@sapo.pt
Datas: 4 de Julho de 2015
Horário: das 9h30 às 13h30
Local: Love4Kids, Rua Alda Nogueira, loja 1-a, Restelo, Lisboa
Participação: 130€ (os 2 Sábados) 
Fico à vossa espera.
Sara

S de Salada - vida e alimentação saudável

Olá.




Numa tentativa de melhorar a alimentação do Quico, desde que ele tinha 1 ano, sempre me interessei muito pela alimentação saudável.
Até que acabei por optar por fazer um curso sobre alimentação e outras práticas de vida saudável. Assim, estou a terminar o meu curso como Health Coach no instituto de Nova York, Institute for Integrative Nutrition. 

Para aceder à minha página do Facebook, clique aqui.

Para aceder ao meu blogue, clique aqui


São direccionados a todas as pessoas. Mas muitas das receitas e instruções de vida saudável são muito úteis a crianças com necessidades especiais e também, claro, a super-mães que de vez em quando se esquecem de si mas precisam de tratar delas tanto quanto tratam dos seus filhos.

Espero que goste!
Sara 




terça-feira, 26 de maio de 2015

Dr. Nazarov e técnica de Miotenofasciotomia


No início do ano, o Quico foi indicado para operação urgente à luxação da anca, de um dos lados. Trata-se de uma operação complicada, com 2 meses de imobilização, gesso dos pés até à cintura, colocação de uma placa. Morfina no hospital e gritos em casa. O cenário é péssimo.
Sabemos que grande parte das crianças, com a distonia e a espasticidade, acabam por encurtar os músculos do corpo, e depois acabam por ter as luxações na anca, e isso leva a várias operações até ao final do crescimento, já que o músculo não consegue acompanhar o crescimento do osso, e este acaba por sair.

Assim, não muito conformados com a situação, e numa tentativa de retardar a operação ao máximo, na semana passada, fomos a Madrid consultar o Dr. Nazarov, que faz uma cirurgia que se chama Miotenofasciotomia, originária do Dr. Ulzibat, que no fundo vai tratar dos encurtamentos dos músculos.

Só que nós fomos lá à procura de uma solução urgente para a luxação da anca, e o Dr. Nazarov propôs intervir em 28 músculos. O que me deixa muito satisfeita pois vai mexer em todos os músculos encurtados, em todo o corpo. E isso, vai ajudar na escoliose, na luxação da anca, na zona escapular, mobilidade dos braços, abdução do polegar, pescoço, pernas, pés, fala/mastigação e olhos.

Trata-se de um procedimento minimamente invasivo (de 30 minutos em todos os 28 músculos, sedação de máscara, 1 dia de internamento), que consiste em operações percutâneas, com uma espécie de agulha, cortando apenas as fibras mais curtas que limitam o movimento. 

Claro que a intervenção é cara (e não gratuita como seria a operação à luxação em Portugal), e implica a deslocação a Barcelona, Espanha.
Mas acho que tratar todos os músculos encurtados e não ter 2 meses de dores e imobilização, vão compensar. 
Agora, admito quem ache que esta não é uma boa técnica, que não vale a pena, etc.

Aqui fica o site da clínica e a explicação exaustiva da intervenção: Cinamed - Dr. Nazarov.

Sara 

 

De volta ao príncipio: terapia cubana

Hoje dei por mim a pensar: será que é mesmo verdade que, por mais voltas que a vida dê, voltamos sempre ao ponto de partida?

Quando o Quico tinha um ano, estive em Cuba a fazer terapia, experiência que não aconselho a ninguém, mas vim de lá a gostar muito do método de reabilitação integral e intensivo.
A partir daí, e até há 3 anos atrás, mais ou menos, fizemos terapia cubana. Em 2012, com a clinica Love4Kids e a vontade de experimentar novas terapias, e por outras circunstâncias relacionadas com a terapeuta, não continuámos.

Hoje voltámos. E espero que seja para continuar. Continuo a gostar do trabalho dos terapeutas cubanos, claro, desde que seja feito de uma forma sistemática e intensiva. E o Quico parecia que tinha saudades! Estava super contente e "conversador"!




Sara