App "Minha rotina especial"

O terapeuta ocupacional, especialista em inclusão escolar, Régis Nepomuceno criou um aplicativo que pode vir a ajudar muito as rotinas das nossas crianças bem como as nossas! Vale a pena ler o descritivo!
Tenho a maior fé neste projecto e estou ansiosa por começar a aplicar com o Quico.
Apesar do Régis ser brasileiro e nós sermos portugueses, há vários anos que peço opinião ao Régis sobre imensas coisas do Quico. A partir de Janeiro deste ano, o Régis passou a liderar a inclusão escolar do Quico, em conjunto com as terapeutas portuguesas, que cá fazem o trabalho diário. Temos video-conferências com regularidade, temos um grupo fechado no facebook, já tivemos a visita do Régis e este modelo tem funcionado muito, mas mesmo muito, bem. Sinto que finalmente, nesta dor de cabeça que é a inclusão escolar de uma criança com deficiência, estamos no caminho. 
É um modelo diferente do habitual e por isso é preciso o empenhamento de todos, terapeutas, cuidadores, todos na escola. Sobretudo é preciso aceitação por parte da escola! Mas tudo se consegue quando todos percebem que estão a fazer o bem e a trabalhar para a evolução da crança.
As terapeutas do Quico têm sido fantásticas e, em conjunto com o Régis, têm feito um excelente trabalho e sobretudo TODOS passámos a trabalhar diariamente com os mesmos objectivos!
Está a correr tão bem que pretendemos que o Régis passe a dar este tipo de apoio a todas as crianças que estejam interessadas neste modelo, em Portugal (com todo o tipo de dificuldades). Pelo que, estamos a desenvolver um projecto neste sentido para que em Setembro do próximo ano mais crianças portuguesas possam vir a beneficiar. Irei dar novidades. 
De qualquer forma, prometo ser mais assídua no blogue e vir mostrar mais o que fazemos com o Quico.
Até lá aqui fica a página do Facebook do aplicativo.
https://www.facebook.com/minharotinaespecial?pnref=story





Juntando ideias podemos mais. Dentro desse ideal surgiu o Aplicativo Minha Rotina Especial, um aplicativo para iPad`s que foi projeto pelo Terapeuta Ocupacional Régis Nepomuceno e pelo pai de uma criança especial Paulo Zamboni afim de utilizar de uma rotina estruturada como forma de exploração, melhora das funções cognitivas e até mesmo favorecer uma rotina mais organizada para aquelas crianças que já apresenta uma boa cognição. O App terá funções de horários, timers, falas descrevendo as atividades, agenda da semana, do final de semana, das terapia, de imprevistos e de viagens. Assim, será possível preparar a criança para a realização das tarefas, fazer com que ela explore cada etapa e que resgate o que foi feito no final, potencializando o entendimento e as memórias. Além disso, o mesmo contará com a possibilidade de impressão, preparando a criança para o uso mais virtual de imagens. Um dos maiores diferenciais do aplicativo será a criação de relatórios de atividades, que irá possibilitar aos Terapeutas, Familiares, Cuidadores e Escola ter conhecimento maior de como está sendo a rotina, o ritmo e formas que as crianças estão utilizando seus conhecimentos dentro de cada contexto e serão enviados automaticamente para e-mails cadastrados. Sendo 100% personalizável,o aplicativo será programado para cada criança com imagens da sua realidade, pois acreditamos, e bases teóricas comprovam, que a subjetividade de imagens não funciona para crianças especiais. Em breve o App Minha Rotina Especial estará a venda na AppStore..

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casenlax Pediátrico para o intestino preso

KINESIO TAPING ou BANDAS NEUROMUSCULARES

Como triturar cereais, sementes e frutos secos - Mega importantes