Terapia Sacro Craniana

A Terapia Sacro Craniana foi desenvolvida pelo médico e osteopata americano Dr. John Upledger, após um estudo científico intensivo entre 1975 e 1983, enquanto professor de biomecânica e investigador clínico na Universidade Estatal de Michigan nos Estados Unidos da America.

A Terapia Sacro Craniana é uma terapia manual, muito suave, que tem como objectivo avaliar e melhorar a função fisiológica do sistema sacro craniano, um sistema fisiológico do qual fazem parte as membranas cranianas e o liquido cefalo raquidiano que envolve e protege o cérebro e a espinal medula. Este sistema mantém uma relação entre o sacro e o cranio através do tubo dural e está exposto a tensões anormais que podem causar alterações em várias partes do corpo.

Usando um toque muito leve, de uma maneira geral não superior a 5 gramas, o terapeuta sacro craniano pode libertar certas restrições no sistema sacro craniano e dissipar os efeitos negativos do stress sobre o sistema nervoso central, facilitando o processo de recuperação do próprio sistema de auto-regulação, permitindo assim que este faça as suas próprias correcções quando e onde estas sejam necessárias, sem decerto modo contrariar o processo fisiológico normal.

A terapia Sacro Craniana está indicada em qualquer faixa etária e raramente tem contra indicações. Em doentes de idades mais avançadas esta terapia pode melhorar a mobilidade funcional e proporcionar mais energia.

A Terapia Sacro Craniana é cada vez mais usada como terapia preventiva por ser benéfica no apoio e reforço às resistências naturais contra as doenças e é eficaz numa grande variedade de problemas médicos associados à dor e à disfunção, incluindo:

- Enxaquecas,
- Dores de cabeça,
- Dores musculares crónicas da coluna vertebral,
- Dificuldades respiratórias,
- Dificuldades de coordenação motora,
- Cólicas
- Autismo
- Disfunções do sistema nervoso central
- Problemas músculo esqueléticos
- Problemas generalizados nas crianças
- Dificuldades na aprendizagem
- Fadiga crónica, dificuldades emocionais
- Problemas relacionados com stress
- Problemas do tecido conjuntivo
- Fibromialgia
- Disfunções temporo-mandibulares
- Disfunções neurovasculares e do sistema imunitário, etc.

Um aspecto importante da terapia sacro craniana é o facto de esta poder ser conjugada com outras terapias ou usada individualmente, tendo sempre como objectivo o bem estar do doente. Cada vez mais chegamos à conclusão de que nenhuma terapia é perfeita, em muitos casos umas funcionam melhor do que outras, e em alguns casos melhor do que noutros, portanto, quando se pode oferecer uma terapia integrada a recuperação do doente é sempre mais eficaz.

http://upledgerinstitute.pt/craniana.htm

Comentários

  1. Olá Sara

    Nós também chegámos a fazer algumas sessões desta terapia e é perfeitamente fascinante.
    No entanto ninguém melhor que a Dina, mãe do Afonsinho (do Blogue Anjo de Luz) para te poder dar mais informações. No entanto se precisares de uma Terapeuta indico-te a que fez ao Guilherme, que é a mesma que segue o Afonsinho, inclusivé foi a Dina que a conheceu primeiro e depois me deu o contacto dela.

    Beijinhos
    Cláudia Rocha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Casenlax Pediátrico para o intestino preso

KINESIO TAPING ou BANDAS NEUROMUSCULARES

Como triturar cereais, sementes e frutos secos - Mega importantes