Mensagens

A mostrar mensagens de Julho, 2014

Os próximos passos: novo colégio e Ramón Cuevas

Imagem
Todos os anos, por esta altura, tenho por hábito fazer um balanço do ano do Quico e falar das terapias.Este ano não foi muito diferente e por isso passo para aquilo que é o mais importante e para o lado que estamos virados: o futuro. Porque algumas pessoas me chamaram a atenção para o desenvolvimento cognitivo do Quico, parte que tem vindo a ser menos "pensada" por mim, e porque o Quico já tem 6 anos, o próximo ano vai ser um ano de mudanças. Vamos mudar de escola, para um óptimo colégio. Pensamos que, se é para desenvolver a parte cognitiva, não temos dúvidas que essa passa a ser a prioridade e por isso a aposta tem que ser num bom colégio. Claro que para uma criança sem necessidades especiais encontrar um bom colégio é relativamente fácil, para um miúdo como o Quico, isso tornou-se tarefa quase impossível. Mas eu disse "quase" porque afinal de contas lá conseguimos o colégio que queríamos, com algumas terapias incluídas e no Pré-escolar (para trabalhar muito os con…

A eterna dificuldade intestinal

Imagem
A eterna dificuldade...Há uns meses que fizemos algumas alterações que mudaram os intestinos do Quico. Desde essa altura que faz c* 2 vezes por dia. Não digo que seja perfeito todos os dias mas se for preciso por bebegel 1x por mês acho que não erro muito... Tirámos por completo a cenoura cozida, o arroz e o leite. Introduzimos o leite de aveia em todas as situações que normalmente bebemos leite. Passámos a usar espessante e assim aumentámos muito a quantidade de água. Usamos muita alface no sumo da manhã e em todas as sopas. Claro que as Termas no ano passado também devem ter contribuído mas parece que acertámos...  Será que é desta? Vamos ainda fazer análises para ver se se confirma alguma intolerância a algum destes alimentos ou outros... Fica aqui a dica se alguém quiser testar... Sara

Espessante de água

Imagem
Quando o Quico tinha 1 ano alguém falou em espessante para a água...Lá respondi que ele não precisava e que sabia muito bem beber água! A realidade é que sempre se engasgou a beber água e eu sempre recusei que ele precisasse do espessante. No entanto, no início deste ano resolvi fazer vários testes para melhorar a questão do coco e mais uma vez se colocou a questão de que por muita fibra que se dê, o intestino não vai funcionar se não se der muuuuuita água. E foi assim que resolvi comprar o espessante. Posso dizer que sou fã e o que fiz ao longo destes anos foi um autêntico disparate. Pois é verdade que o Quico consegue beber água pelo copo, mas vai entornando sempre um bocadinho ou às vezes está mais cansado e engasga-se. De maneira que nunca bebe a água suficiente. Assim, com o espessante, passou a beber vários copos de água por dia (sem que deixemos de dar água líquida para ir melhorando essa parte). Às vezes também utilizamos quando a sopa ou o sumo da manhã ficam um bocadinho mais líq…

O Peter Pan Ricardo

Imagem
Aqui há umas 2 ou 3 semanas a minha mãe (que tem uma casa ao lado da minha) teve uma inundação. E foi engraçado (a inundação não teve piada nenhuma) mas um dos vizinhos prontificou-se a ajudá-la e esteve imenso tempo com ela.  Mais tarde quando ele passou por ela levava uma guitarra e disse que ia tocar numa festa. A minha mãe que adora isto, quis saber tudo! 
Então, quem era? O Ricardo Reis Pinto! Cantor de músicas infantis!




Mais engraçado ainda é que já há 1 semana que esta era a música que punhamos a tocar nas terapias do Quico.
Entre conversas a minha mãe lá explicou que tinha "um Quico" e o Ricardo, que já conhecia o Quico de vista da rua, fez questão de ir tocar à festa da escola.
Assim todos os amiguinhos foram convidados e o dia foi hoje!
O Ricardo foi encantador!!! Durante o espectáculo contou uma história da estrelinha (que ficou "sentada" na cadeira do Quico) e foi cantando as músicas pelo meio. Os miúdos adoraram e sabiam as músicas todas ! Foi muito giro!
O Ri…

Sobre a educadora de ensino especial

Há pouco tempo escrevi aqui sobre a impossibilidade do Quico ter direito ao adiamento escolar porque há umas "almas" que acham que não beneficia de ficar mais ano no Pré-escolar.
Hoje foi a reunião da escola do Quico com a educadora e a educadora do ensino especial. 
Escrevo esta nota porque talvez num momento de irritação com o telefonema da educadora do ensino especial fui demasiado dura nas palavras que escrevi sobre ela. 
Hoje falámos sobre isso, onde ela aceitou o meu ponto de vista e assumiu que podia ter feito outras coisas. Mas eu também percebi que muitas vezes os técnicos não fazem mais porque não têm meios. E de facto, não era possivel exigir-lhe muito se lhe reduziram para 1 sessão por semana, por vezes ela falta e outras vezes é o Quico que falta ou não está colaborante... E certamente a atitude correcta teria sido chamá-la e falar com ela para ela poder melhorar.
Aqui fica um agradecimento pelo que lhe foi possivel fazer, bem como uma correcção no texto anterior.  P…