O Q. nasceu em Lisboa em 30 de Abril de 2008 e é um menino muito especial.

E é por ser especial que desde o primeiro dia que trabalha muito, que procuramos soluções, alternativas, pesquisamos, falamos e temos muita ESPERANÇA que um dia faça tudo o que os outros meninos fazem.

Por ser assim, te amamos e POR TI, Q. tudo fazemos.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Natal 2012


Este ano o Natal foi, e não foi, igual aos outros!

Foi igual porque éramos os mesmos (muito obrigada), os mais importantes para mim e não faltou ninguém! E esperemos que continue assim por muitos anos!

Foi diferente porque tivemos um ajudante novo de Pai Natal, o Fantástico Dudocas!! 

Mas foi ainda melhor porque tivemos um Francisco a rir à gargalhada o tempo todo!!

Depois, na noite e no dia seguinte, tivemos que pagar toda essa boa disposição com muito choro (que mais uma vez atribuímos às dores abdominais provocadas pelo antibiótico, que os médicos parecem tratar isso como secundário mas é horroroso!).

O momento alto do Francisco deu-se no momento que antecedeu e na abertura das 2 prendas que a amiga especial L., colega de escola, lhe ofereceu. 




Ah, também ficou muito contente quando recebeu um carrinho básico da Chicco mas que com um simples toque anda e aí conseguiu estar no chão a brincar com todos. Muitos sabem a dificuldade que é encontrar um brinquedo adequado... E comprei porque vi num post de uma mãe, neste fantástico mundo dos blogues de mães que não se conhecem de lado nenhum mas partilham uma mesma realidade e um mundo que é só delas! 

Bom 2013, cheio de sucessos a todos que lêem o blogue e sobretudo aos meninos que são iguais aos outros mas têm muitas dificuldades...

Sara 

Um novo ano

Nesta altura gostamos sempre de reflectir sobre o que fizemos e sobretudo sobre o que não fizemos neste ano, pensar no que gostávamos de fazer no próximo ano, pedir desejos... 

No primeiro ano do Francisco (em 2008) pedi que o Pai Natal trouxesse um Francisco sentado. Não aconteceu. Nos desejos para o ano seguinte (2009) pedi que o Francisco se sentasse...Voltou a não acontecer. 
Acho que a partir daí não voltei a pedir nada, a fazer planos ou desejos.

Quero muito a reabilitação do Francisco, dentro do possível, e é nela que acredito todos os dias! E é por ela que faço o que faço. Mas não posso já pedir coisas que não sei se ou quando vão acontecer. Infelizmente não dependem de mim. O meu corpo não pode ser o dele, o meu cérebro não é o dele!
Mas nem por isso deixo de acreditar e fazer tudo o que está ao meu alcance para... Para quê?
Não interessa. Seja para sentar, andar, falar, usar o grid, comer sozinho ou usar os braços. Pelo menos tento que seja feliz. Não deixo de acreditar e por isso para o próximo ano de 2013, entre outras coisas muito importantes para mim, atrevo-me a SONHAR que este ano o Francisco se senta!

PS: embora já tenha uns minutinhos sentado sozinho e isso seja um grande passo, só conta para valer, quando não cair nem se desequilibrar!

Beijo e Happy New Year!!!!!!!!!!!!

sábado, 29 de dezembro de 2012

Novos exercícios de CME

E hoje foi dia de EU ter aulas! 
Eu explico:
A fisioterapeuta do Francisco chegou do Chile, onde esteve a fazer o nível 2 de CME - Cuevas Medek Exercises com Ramón Cuevas, criador do método. 
E, claro, vem cheia de energia e de exercícios novos! Embora eu goste de me "encostar" aos exercícios que já sei e que faço de olhos fechados, na conversa ou a ver televisão, e andava a adiar a minha "aula", é certo que tinha que aprender os novos. Até porque a fisioterapeuta já andava a praticar com o Francisco e estava a ter boas respostas.
Os terapeutas que tiram o curso de CME começam por fazer o nível 1, onde aprendem um conjunto de exercícios, depois têm que praticar para poder fazerem o nível 2, onde aprendem mais e melhores exercícios.   
Aqui ficam algumas fotografias da "aluna" e do "objecto de treino".



E aqui ficam algumas fotografias da "professora"...




E um momento de ternura...

Sara 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

KEFIR

Como faço parte de vários grupos brasileiros no Facebook, tenho lido sobre o beneficio que o Kefir por vezes traz para a prisão de ventre dos meninos.
Na realidade até pensava que era uma coisa vegetal que se deixava germinar, tipo as experiências que fazíamos na escola primária com o feijão…
Mas nunca encontrei cá em Portugal.

Há alguns dias abriu um novo supermercado perto da minha casa e descobri que tem, na zona dos iogurtes, frascos de Kefir. 
E descobri também que não tem nada de vegetal. É uma espécie de leite ou iogurte fermentado que pode ser feito com leite de vaca, cabra, ovelha, etc.


Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Kefir:
O metabolismo da colônia de microorganismos consome a lactose e a reduz a caseína, albumina e outras proteínas aos aminoácidos que as constituem, além de sintetizar ácido láctico, a lactase e outras enzimas que ajudam a digerir a lactose restante depois da bebida ingerida. Ainda modificam os sais de cálcio. O preparado pode ser feito com leite de vacacabraovelhabúfalaégua e até de camela


Trouxe para experimentar, o Quico come 2 colheres se sopa por dia ao lanche e deixou de ter prisão de ventre (faz "c…c…" 2 a 3 vezes por dia, sem qualquer esforço).

Como a prisão de ventre é um problema comum, deixo aqui a dica a quem puder e quiser experimentar.

Comprei no SuperCor (o supermercado do El Corte Inglês) e hoje vi também numa loja de  produtos biológicos.

Sara