O Q. nasceu em Lisboa em 30 de Abril de 2008 e é um menino muito especial.

E é por ser especial que desde o primeiro dia que trabalha muito, que procuramos soluções, alternativas, pesquisamos, falamos e temos muita ESPERANÇA que um dia faça tudo o que os outros meninos fazem.

Por ser assim, te amamos e POR TI, Q. tudo fazemos.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Agarrar a bola sozinho


Ontem escrevi que o Quico ficou de pé sozinho, hoje escrevo para mostrar COMO SE AGARRA UMA BOLA E SE LEVANTA A BOLA!!!!!!!!!!!!!! Com ordem e só depois de se contar até 3!!!!!!!!!
UAU!!!!!
Yupi yupi, estou super contente!!!!!
Viva a neuroplasticidade e que a esperança nunca morra!!!!
Bj e bom fim-de-semana
Sara 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

De pé sozinho

Não há registos e só eu é que vi, mas ontem o Quico fez um feito: por 5 números (método de contagem do CME) conseguiu ficar de pé SOZINHO!!! Sem fato e descalço!
Claro que a consistência do Francisco não é nenhuma. Agora, provavelmente, só vai voltar a conseguir fazer o mesmo daqui a 6 meses, mas CONSEGUIU!!!!
IUPI
Sara

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O que é o Protocolo Pediasuit




Já há imensa informação na net e no facebook sobre os "Suits", mas aqui vai um resumo do que é o Protocolo Pediasuit.

ORIGEM
O Suit foi elaborado através de um programa espacial russo. Quando os astronautas regressavam a terra tinham muitos danos ósseos e musculares provocados pela gravidade zero. Então foram criados estes fatos, para ajudar na atrofia muscular e osteoporose provocada pela gravidade zero.

COMO FUNCIONA
O Protocolo do Pediasuit consiste no treino com o Pediasuit (é um fato - órtotese - macio e dinâmico que se conjuga com elásticos, os quais são ajustados por forma a proporcionar uma postura correcta e ajustando os movimentos, imitando a acção muscular), utilização do Sistema de Roldanas (em que a criança faz movimentos facilitados porque as forças gravitacionais são eliminadas através da suspensão do corpo) e do Spider Cage (sistema de elásticos que são adaptados à criança e à Gaiola, fazendo com que haja maior independência e liberdade de movimentos).

BENEFÍCIOS
- treina o sistema nervoso central
- estabilização externa
- adequação do tónus muscular
- alinhamento do corpo e correcção dinâmica
- corrige o padrão da marcha
- proporciona estimulação táctil
- influencia o sistema vestibular
- melhora o equilibrio e a coordenação
- diminui os movimentos involuntários
- proporciona consciência corporal e propriocepção
- suporta dos músculos fracos
- ajuda o aumento da densidade óssea
- estimula os proprioceptores

Sara 

Vamos iniciar o Método Pediasuit

 *Fisioterapeuta Lúcia Queiroz a fazer a avaliação
*Fisioterapeuta Marta na primeira sessão com Pediasuit 
No fim-de-semana passado, a fisioterapeuta do Francisco concluiu a sua formação no método de Pediasuit, a qual irá abrir, já em Dezembro, a primeira clínica com o método Pediasuit em Portugal.
Durante o curso, o Francisco teve o privilégio de ser avaliado pela super-experiente fisioterapeuta Lúcia Queiroz, de nacionalidade brasileira, que se deslocou a Portugal para dar o 1º Curso de Pediasuit. 
Esta semana, o Francisco já iniciou o método, e todos os dias vamos começar o colocar o fato, para ganhar habituação e tolerância ao mesmo, para daqui a 1 mês iniciar o programa intensivo de Pediasuit.
Sabem como sou - super optimista - e por isso acredito que vai ser mais uma ajuda para, neste momento, fortalecer o tronco.
Sara 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Estou com o coração cheio

Hoje quando fui buscar o Quico à escola, ao passarmos ao lado da L., "namorada" do Quico, ela gritou "Tchau Quico, te amo muito!".
Uau! Saber que uma criança adora o nosso filho independentemente da sua condição é realmente de deixar o coração cheio! Permite-nos sonhar com a igualdade...
Agora, tenho oficialmente uma nora!!
Sara