Mensagens

A mostrar mensagens de Fevereiro, 2012

O Método Cuevas Medek Exercises (CME)

Definição O Método Cuevas Medek Exercises (CME) é uma abordagem fisioterapêutica utilizada para crianças que possuem alteração no desenvolvimento motor causado por síndrome não degenerativa que afeta o Sistema Nervoso Central. Esta terapia pode ser aplicada a crianças a partir de 3 meses de vida até que elas atinjam o controle da marcha independente. Como os terapeutas que utilizam o Método CME precisam expor à criança a influência da força da gravidade, através do progressivo suporte distal, o uso desta terapia pode ser limitado pela altura e peso da criança. O Método CME foi criado e desenvolvido por Ramón Cuevas, fisioterapeuta chileno, durante a década de 70, em Caracas, Venezuela.


O princípio fundamental do CME é baseado no fato de que crianças que possuem comprometimento no seu desenvolvimento precisam reforçar seu potencial de recuperação natural. Esta propriedade do Sistema Nervoso Central continua a propulsar o processo de desenvolvimento mesmo após a seqüela ter se instalad…

ACTIVE HANDS - ajuda para segurar objectos

Imagem
Aqui vai um link que encontrei há alguns dias de uma espécie de luvas que ajudam a segurar as mãos aos volantes dos triciclos, bicicletas e andarilhos.
http://www.activehands.co.uk/

Há tamanhos para crianças e para adultos.
Uma coisa básica mas de grande ajuda.
Sara

Fitas do SIM e NÃO - versão feminina

Imagem
Aqui fica a foto das fitas do SIM e do NÃO em versão feminino que fiz para oferecer à Beatriz! Ficaram bem giras :-) Sara

Clínica Neuropediátrica CHS-CIREN em PORTUGAL

Imagem
A Clínica Neuropediátrica CHS CIREN, em Guimarães, Portugal, assinou um Acordo com o CIREN de Cuba por forma a iniciar a sua prestação de serviços de reabilitação neuro-infantil a partir de 19 de Março de 2012. Com um programa integrado e abrangente, que inclui uma assistência interdisciplinar e multi-profissional aos pacientes e familiares, a Clínica disponibiliza um serviço integral que inclui: o diagnóstico, reajuste e tratamento farmacológico, tratamento neuropsicológico, ortopédico, neuroreabilitação e neurocirurgia associados à criança. Trata-se de um programa à semelhança do que é feito Cuba, com várias vantagensm nomeadamente de ser em Portugal. Quem estiver interessado, bem como a informação sobre os serviços e preços, está no site, em www.chs-ciren.com. Sara

TERAPIA CME - MEDEK EM PORTUGAL

A terapeuta brasileira de CME-MEDEK Regiane Krakauer Kuhn tem a possibilidade de vir a Lisboa, Portugal fazer 1 semana de programa intensivo de terapia CME em Julho.
Consiste em fazer 1 semana de programa, com 2 sessões por dia. Os pais podem fazer filmes/fotografias das sessões e a terapeuta passa um programa de exercícios a fazer em casa no período de 2 meses seguintes.
É uma oportunidade única, uma vez que quem quiser fazer este tipo de terapia terá de se deslocar ao Brasil, Londres ou França.

Há vaga para 4 meninos. Quem estiver interessado ou quiser mais informações sobre preços, datas e local pff mande-me um e-mail para: portiq@sapo.pt

Mais informações sobre a terapia em: http://www.cuevasmedek.com/

Quem tiver questões sobre o método ou se a terapia é adequada ao caso do seu filho pode entrar em contacto com a terapeuta Regiane, para o e-mail: FLAMA@terra.com.br

Sara

Comunicação: as novas fitas do SIM e do NÃO

Imagem
No seguimento da minha mensagem sobre os problemas de comunicação e sobre o SIM e o NÃO, aqui vão as fotos das novas fitas (braçadeiras) a usar nos pulsos. Sara

A alegre surpresa que veio com o triciclo novo

Imagem
Bilbau Nov. 2011
Há 3 meses atrás quando fomos a Bilbau experimentámos um triciclo adaptado pela terapeuta, a qual ficou com o molde do Francisco para podermos fazer um triciclo à sua medida. Na altura falámos em que seria necessário um banco mais alto, eventualmente com encosto de cabeça, luvas nas mãos com velcro para não retirar as mãos do volante e adaptadores aos pedais. Eu ando desde essa altura a tentar conseguir quem me fizesse cá um banco destes mas ninguém faz, ir a Bilbau 2 vezes para fazer o molde e experimentar (uma vez que o Francisco cresceu bastante nestes últimos tempos) saía um triciclo muuuuuito caro. E depois de muito procurar dei com um triciclo no Toys r'us que me pareceu que podia servir com várias adaptações e claro sem o banco de gesso que me parecia que ia ser essencial. Andei vários dias até estar psicologicamente preparada para o tirar da caixa, já tendo a certeza que ia ficar mal posicionado, ia cair para os lados, e que na melhor das hipóteses lá consegu…

OZONOTERAPIA

Na minha última mensagem, sobre a nossa estadia em Cuba, um dos pontos positivos que apontei foi a OZONOTERAPIA. Na altura procurei em Portugal quem fizesse e não só não se fazia como ninguém sabia do que se tratava. Quando não é o meu espanto, há 2 semanas estava eu na AFID (onde o Francisco faz a reabilitação) a falar ao telefone e olho para o placard com a lista de preços e introduziram a OZONOTERAPIA. Nem pensei duas vezes. Comecei nesse dia. Em 3 sessões e noto melhorias na atenção e concentração, na resposta mais imediata e na vontade de inter-agir. É do ozono? Não sei... Hoje já se encontram muitas informações na Net sobre a OZONOTERAPIA. A OZONOTERAPIA, terapia natural, é a aplicação de uma mistura de oxigénio com ozono no organismo (no caso de crianças com paralisia cerebral é feito via rectal) com fins terapêuticos. Em medicina é indicado em vários ramos como a traumatologia, fisioterapia, doenças neurológicas e oftalmologia. Li também que melhora a espasticidade, o sono e baix…

CIREN: a nossa viagem a Cuba

Imagem
O Francisco com as suas terapeutas cubanas. Fevereiro a 2010
Desde que escrevi a mensagem sobre a terapia cubana, que algumas mães me têm mandado e-mails a pedir mais informações. Assim, e mais uma vez, só relato a minha experiência enquanto mãe.

Quando o Francisco tinha 1 ano e meio, em 2010, resolvi experimentar a terapia cubana em Cuba, no Ciren (www.ciren.cu). Falei com várias mães e todas relataram boas experiências e algumas evoluções. Procurava sobretudo uma terapia intensiva e com resultados rápidos. Na altura acreditava que a terapia devia ser ser intensiva (e continuo a acreditar) e que deveria ser feita exclusivamente por profissionais (o que agora discordo porque acredito que os pais devem ter, na execução das terapias, um papel tão activo ou mais que os terapeutas).
Já sabia que não ia encontrar boas condições, nem muitos produtos à venda. Mas, afinal, Cuba fica nas Caraíbas, pelo menos lojas e supermercados para turistas deve haver, pensei (engano!)
Quanto às condições, são …