Mensagens

A mostrar mensagens de Dezembro, 2011

Livro "ALIMENTAÇÃO IDEAL PARA CRIANÇAS INTELIGENTES"

Imagem
O tema da alimentação é um tema que me fascina. Uma amiga fisioterapeuta insistia comigo para fazer o curso de nutrição e ajudar meninos especiais, uma vez que é difícil encontrar alguém que se dedique a orientar uma dieta inteligente em conformidade com as necessidades individuais dos nossos miúdos.
Muitas vezes pergunto se não há certo tipo de alimentos melhores para a parte muscular, para o desenvolvimento cerebral, para a epilesia e convulsões, para a oxigenação do sangue e a partir daí do cérebro. Todos sabemos os produtos básicos: que o salmão é bom para o cérebro, que as fibras são boas boas para o regular desenvolvimento intestinal e que a água é boa para o coração, a pele, os músculos, respiração, etc.
Mas nós não somos o que comemos? Entao a alimentação tem que ser um peça fundamental para ajudar os nossos miúdos! E não interessa apenas o básico!
Porque a nutricionista a quem fui não deu resposta às necessidades especiais que o meu filho tem (porque não é igual ao comum dos mor…

Abóbora Patisson

Imagem
A abóbora Patisson, depois de removidas as pevides e retirada a casca é óptima para:
- Cortar em tiras, temperar a gosto e cozinhar tipo batata frita.
- Colocar em guizados ou estufados, tanto de carne como de vegetais.
- Cortar em fatias com 0,5 cm de espessura, temperar com um pouco de sal, passá-la por ovo e pão ralado e levá-la a
fritar em azeite.Servir com molho de tomate, polvilhado com queijo e ervas aromáticas. Fica delicioso, esta mesma receita, pode ser feita com beringela.
- Como acompanhamento de peixe cozido, depois de cozida em água e sal com outros legumes.
- Fica fantástica usada em puré, para o efeito coze-se durante 12 m 50% de patisson com 50% de cenoura temperada com um puco de sal. Escorre-se bem a água e adiciona-se um generoso fio de azeite e passa-se com a varinha mágica. Resulta num delicioso puré para acompanhar peixe ou carne, muito apreciado por pequeninos e grandes.
- É óptima para colocar em sopas.
Esta abóbora, por ser branquinha é baixa em oxalatos, o que faz d…

Médicos género "banho de realidade" e médicos género "tudo é possível"

Na última semana foram curiosas as várias abordagens que tive sobre o problema do Francisco.

De cada vez que vamos ao médico (e são muitas as vezes...) deparamo-nos ou com o género de que "tudo é possível, nunca desistam, conheço casos de miúdos com PC hoje casados e com profissão, estiveram morrer e hoje são arquitectos, iam ser cegos e hoje são advogados... E andam e correm". Enfim, há médicos que dizem de tudo para nos motivar. Dentro deste género incluo também aqueles que nos apoiam e dizem para seguirmos com qualquer tipo de tratamento ou terapia, pois o caso já está perdido e por isso tudo que se conseguir é lucro. Enfim, estes são raros mas existem e são o meu tipo preferido.

Depois, há aqueles que dizem "Mãe, onde foi desencantar isso? Não há estudos, não há provas cientificas. Pois, há meninos com resultados mas e se não tivessem feito esse tratamento, será que não teriam evoluído igualmente?". Já me chegaram a chamar à consulta para dizer "Mãe, com est…

Aos meus queridos amigos N. e M.

Imagem
Meus amigos N. e M.,



Não sei se mais algum dia vão ler o meu blogue, já que esta vossa caminhada termina por aqui.
Presto-vos aqui uma homenagem enquanto pais que tanto sofreram desde que o vosso A. nasceu, há pouco mais de 1 ano. Mas também pela esperança que desde cedo mantiveram e pela forma como encararam a situação. Muito vos admirei por isso.
A vida é muito cruel e foi com vocês desde o primeiro dia, mas foi cruel sobretudo com o A..
Acredito que hoje está feliz no Céu. O A. está neste momento a fazer coisas que para ele seriam muito dificeis fazer aqui e que lhe causariam grandes sofrimentos.
Não há palavras para uns pais que estão a passar por isto. E eu nem sei, sequer, o que se diz...
Desejo que a vida a partir de agora vos traga muitas e muitas alegrias para minimizar este sofrimento tão grande.
Um beijinho.
Sara